Rating: 2.9/5 (431 votos)




ONLINE
1






O que é ser Servidor Público?

O que é ser servidor público?

 

Mais do que um emprego, uma missão. Sentença que define a função pública. Assumir um cargo ou emprego público não é apenas encontrar um emprego. O servidor público assume uma missão: transformar a sociedade em que vive através da realização de políticas públicas e da prestação de serviços à população. O candidato à função pública deve ter em mente que, mais do que um emprego, o ingresso no serviço público implica em novas responsabilidades. Somos responsáveis por proporcionar melhoria na vida dos cidadãos, buscando sempre a excelência nos serviços prestados e utilização eficaz dos recursos públicos.

Conforme escreve Srour, "uma vez que a finalidade do Estado é realizar o bem comum - a res publica -, o servidor público se distingue do trabalhador das empresas privadas pelo compromisso que tem com a sociedade como um todo. E os valores que o orientam têm caráter universalista (includentes) (...)" ¹ , com destaque para:

- Compromisso com a coisa pública;
- Respeito ao cidadão e ao próximo;
- Honestidade e seriedade na ação;
- Orientação para o alcance de resultados públicos;
- Eficiência no uso dos recursos públicos;
- Transparência e impessoalidade;
- Mérito.


Uma questão que deveria ser pensada por todos aqueles que se candidatam a um cargo ou emprego público é: o que eu busco no serviço público? Responder a esta pergunta é crucial. Sem tal resposta as chances de desmotivação no trabalho serão grandes. A desmotivação no trabalho, além de prejudicial ao serviço público, também o é à pessoa, gerando frustração profissional.

Ser servidor implica em vocação para servir o público indistintamente. Assim como o professor deve se realizar com o aluno educado, o servidor deve se nutrir com a possibilidade de transformar a sociedade e atender ao interesse público.

E você, candidato, tem esta vocação?


¹ SANTOS, Thiago Souza; BASSOTTI, Ivani Maria; TEIXEIRA, Hélio Janny. "Ética e Compromisso Público". In: Mérito, Desempenho e Resultados - ensaios sobre gestão de pessoas para o setor público. São Paulo: FIA/USP, 2014, p. 312.